builderall

Palavra que tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, quando os assuntos são negócios inovadores: Startup.


Mas você sabe o que realmente significa?


A internet chegou para revolucionar a forma como nos comunicamos, o jeito de organizar nosso dia a dia, a maneira como consumimos e até mesmo a forma como fazemos negócios.


Startup é um termo em inglês usado para definir as empresas que ainda são jovens ou recém-criadas e apresentam grades possibilidades de crescimento.


Uma Startup é caracterizada por ser um negócio escalável e que cresce de uma forma muito mais rápida e eficiente em comparação a uma pequena ou média empresa.


Em resumo, as startups são caracterizadas por serem:


Empresas jovens


Isso mesmo, muitas pessoas cometem o erro de classificar todas as pequenas empresas e rotulá-las como startups, mas esse não é o caso. 

As startups são caracterizadas por serem empresas jovens com duas opções: 

Evoluir e se tornar empresas de sucesso;


Escaláveis


A escalabilidade é um dos principais atributos das startups. Ou seja, sua capacidade de crescer e gerar receita de forma muito mais rápida do que sua estrutura de custos.

Em outras palavras, um negócio escalável é aquele capaz de incrementar sua produção e vendas sem ter que aumentar suas despesas. Portanto, sua margem de contribuição ou benefício cresce exponencialmente.


Isso significa que as startups não necessariamente se limitam a lucros menores porque são pequenas, mas, ao contrário, são empresas capazes de gerar lucros muito elevados.


Tecnológicas


Uma startup é aquela nova empresa que tem um forte relacionamento com a tecnologia. 

Em geral, elas se caracterizam por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.


Os novos empreendedores e criadores de startups dependem das tecnologias para crescer e, inclusive, encontrar financiamento através de plataformas da internet.


De fato, o relatório Startup Ecosystem Report, da empresa Telefônica, mostra que 80% das startups têm um engenheiro entre seus fundadores.


Econômicas


As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente.


Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google, Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.


A principal premissa das startups é manter os custos baixos para obter benefícios de forma muito mais rápida.


Disruptivas


Pode notar: todas as startups mais bem sucedidas do mercado romperam com os padrões das empresas tradicionais do seu segmento.


Seja nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, as startups buscam fugir do que o mercado já oferece para se destacarem ainda mais.


Inovadoras


A inovação é a palavra-chave de qualquer startup. Essas empresas buscam oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.